Financiamento Especializado

Vantagens Factoring

•    Simplificação das operações de gestão de créditos;

•    Proporciona liquidez imediata através de financiamento do montante das vendas;
•    Permite uma melhor planificação de tesouraria;
•    Transformar custos fixos em variáveis pela via de subcontratação da cobrança adequando os custos aos ciclos de vendas das empresas;
•    Redução dos custos administrativos de pessoa e de comunicações;
•    Aumenta a capacidade de financiamento e melhora os rácios de endividamento;
•    Segurança das vendas a crédito;
•    Aumento da eficácia da área comercial: Dedicação exclusiva a tarefas técnicas e comerciais; Expansão não limitada por dificuldades de tesouraria.





O QUE FINANCIA



INTERNACIONAL


Que poderá ser de Importação – Devedores nacionais e Aderente estrangeiro, ou de Exportação – Aderente nacional e Devedores estrangeiros. Em qualquer dos casos, estarão sempre disponíveis para o Aderente, os serviços mencionados nas modalidades anteriores, sendo válidas as variantes mencionadas para o Factoring Nacional.



NACIONAL

Como o próprio nome indica, trata-se de Factoring realizado com todos os intervenientes sedeados no mesmo país. As modalidades mais usuais são:

Factoring Com Recurso
(ou com direito de regresso)

Nesta modalidade, a empresa Aderente beneficia do serviço de gestão e cobrança dos créditos, podendo também optar pelo financiamento da carteira de créditos cedida. O Factor tem o direito de regresso sobre o Aderente, relativamente aos créditos tomados que não sejam pagos pelos Devedores nos respetivos prazos de pagamento.

Factoring Sem Recurso
(ou sem direito de regresso)

Neste caso, a empresa Aderente beneficia do serviço de gestão e cobrança dos créditos, bem como da cobertura dos riscos de insolvência e/ou incumprimento por parte dos Devedores, podendo ainda optar pela antecipação de fundos. Esta modalidade confere uma segurança acrescida nas vendas a crédito.

“Full” Factoring


Este é, por assim dizer, o desenho de produto de Factoring mais completo. Ou seja, o Aderente junta num mesmo produto os três componentes essenciais do Factoring: Serviço de gestão e cobrança dos créditos, cobertura dos riscos comerciais decorrentes da insolvência e/ou incumprimento por parte dos Devedores e antecipação de fundos com base na carteira de créditos tomados.

“Confirming” ou “Reverse Factoring”


De entre as modalidades mais comuns destacam-se, ainda, o “Confirming” ou “Reverse Factoring”, na qual o Factor efetua o pagamento aos fornecedores do seu cliente, podendo este pagamento também assumir a forma de adiantamento. Neste último caso, o fornecedor transformar-se-á em aderente de um contrato de factoring.

 
 
Ver Política