Notícias

ALF e Ordem dos Economistas assinam protocolo para facilitar compreensão do financiamento especializado

12 abr 2023
ALF e Ordem dos Economistas assinam protocolo para facilitar compreensão do financiamento especializado

A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) e a Ordem dos Economistas assinaram nesta segunda-feira, 10 de abril, um protocolo de colaboração para desenvolvimento de esforços de literacia financeira. A iniciativa conduzirá a atividades formativas e científicas, intercâmbio de informação e promoção da atividade de economista.

Inscritos no protocolo está a realização e organização conjunta de conferências, seminários, tertúlias e cursos livres, entre outros eventos. Com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre Financiamento Especializado, a parceria estende à Academia a valência destas ações, prolongando o espetro do protocolo para os que se dediquem à investigação da economia portuguesa em geral. Igualmente se reconhece a importância da profissão de economistas e gestores, com elevada implementação no setor do Financiamento Especializado. Com duração de quatro anos, o acordo poderá ser prorrogado por igual período.

A produção de conhecimento académico em torno do Leasing, Factoring e Renting constitui uma mais-valia para o desenvolvimento destes produtos, e um meio de sensibilização para a importância que detêm na criação de valor para a economia portuguesa”, explica Luís Augusto, presidente da ALF. “Considerando que no próximo ano a ALF assinalará 40 anos de existência, e que a Ordem dos Economistas está a celebrar 25 anos de existência, o momento afigura-se especialmente oportuno para este acordo, firmado por quatro anos”, assinala Luís Augusto.

O protocolo celebrado com a ALF tem como objetivo central a produção e transmissão de  conhecimento sobre o Financiamento Especializado, área incontornável na dinâmica económico-financeira do nosso tecido empresarial. Esta iniciativa é de particular relevância para a Ordem dos Economistas na medida em que contribui para o desenvolvimento da literacia financeira e para o reforço de competências dos nossos associados e dos profissionais de ciências económicas e empresariais em geral”, afirma António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas.

Ver Política