Notícias

Encontro Nacional da ALF coloca ênfase no investimento e desafios da transição ambiental e da digitalização

23 mai 2024

A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) realizou hoje, no Centro Cultural de Belém, o Encontro Nacional ALF 2024 subordinado ao tema ’40 ANOS ALF – O FUTURO É HOJE’. No ano em que a ALF assinala 40 anos desde a sua fundação, reuniu 120 associados, entidades institucionais e parceiras, e especialistas de diversas áreas para debater o futuro do financiamento, tecnologia, mobilidade e sustentabilidade.

A Sessão de Abertura contou com as intervenções do Dr. João Ferreira, Secretário de Estado da Economia, e do Dr. Luís Augusto, Presidente da ALF, destacando-se a importância crescente do leasing, factoring e renting no panorama económico nacional e europeu.

O financiamento especializado está a somar resultados históricos desde a pandemia, assinalou, nesta quinta-feira, o presidente da ALF, Luís Augusto. “A recuperação tem sido notável no leasing, factoring e renting, com níveis históricos”.

Dados preliminares do financiamento no primeiro trimestre de 2024, revelam o reforço da aposta das empresas no Leasing, com uma subida a dois dígitos, prosseguindo a tendência de ganhos já verificada em 2023. A ALF regista ainda um novo máximo histórico para o Factoring em Portugal, durante o primeiro trimestre deste ano, com valores nunca antes verificados ao longo dos 40 anos cumpridos pela ALF em 2024. Recorde-se que, em 2023, já tinha sido atingido um valor histórico em faturas tomadas pelo factoring, equivalente a 20% do PIB nacional. “O apoio às empresas na internacionalização e exportação tem sido sempre acompanhado pelo Factoring”, destacou Luís Augusto, presidente da ALF.

As estatísticas iniciais da associação expõem ainda um primeiro trimestre com crescimento de quase 400 milhões de euros no total da frota gerida em renting, quando comparada com o que ocorria no final de março de 2023.

O programa do evento incluiu ainda várias intervenções, nomeadamente, sobre ‘O Futuro do Financiamento’, onde o Professor João Leão, Membro Português do Tribunal de Contas Europeu, abordou as perspetivas e desafios do financiamento, sublinhando a necessidade de adaptação à nova realidade económica. O ‘Futuro da Tecnologia’ foi abordado pelo Professor Paulo Cardoso do Amaral, Professor na Católica Lisbon School of Business & Economics, que explorou as tendências tecnológicas emergentes e o seu impacto no setor financeiro.

No âmbito da realização de um estudo em parceria com a Deloitte, foi apresentado ‘O Futuro do Leasing, Factoring e Renting’, pelo Dr. Bernardo Ferrão, Partner na Deloitte, com uma análise detalhada sobre as perspetivas para o leasing, factoring e renting, enfatizando a importância da flexibilidade e da resposta às necessidades dos clientes.

De seguida, ‘O Futuro da Mobilidade’ foi apresentado pela Dra. Viktoria Kaufmann, Diretora-Geral da SIVA, tendo em consideração as transformações na mobilidade, incluindo o papel crescente dos veículos elétricos.

Por fim, ‘O Futuro do Financiamento Verde’ foi apresentado pelo Professor Nuno Fernandes, Professor na IESE e autor do livro “Climate Finance”, detalhando a diversidade de fatores em análise neste âmbito e as implicações de greenwashing.

A Sessão de Encerramento foi conduzida pela Professora Ana Venâncio, Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal.

Após a Conferência, teve lugar um almoço, onde os participantes tiveram oportunidade de continuar o ambiente de intercâmbio.

A ALF agradece os apoios da Polestar, BCA Portugal, Celfocus, Surplex, VTXRM - Software Factory, Coface, Galp, Hipoges, ITDS, e Oficinas MyForce, indispensáveis para a realização do evento.

Ver Política