Notícias

NOVOS MÁXIMOS HISTÓRICOS NO FACTORING E RENTING, E O LEASING REGISTA A MAIOR TAXA DE CRESCIMENTO

07 abr 2025

A ALF divulgou as estatísticas de 2024 dos três setores que representa, evidenciando um crescimento sustentado. Os três segmentos fecharam o ano com ganhos desde os 3,4% no valor de créditos tomados pelo Factoring, passando pelos 13,6% no valor das viaturas novas contratadas em Renting, até aos 19,9% no reforço dos investimentos em Leasing, consolidando a importância do Leasing, Factoring e Renting no apoio às empresas e particulares.

O financiamento especializado volta a demonstrar a sua resiliência e relevância para a economia nacional. Em 2024, apesar dos desafios económicos de grandes países europeus, como a França e a Alemanha, e da incerteza global, registámos um crescimento sustentado e contínuo nos setores que representamos”, afirma Luís Augusto, presidente da ALF. “Os resultados alcançados confirmam o papel crucial do Leasing, Factoring e Renting no apoio ao desenvolvimento económico e na modernização das empresas portuguesas”.

O Leasing Mobiliário superou pela primeira vez os dois mil milhões de euros em produção, atingindo os 2,15 mil milhões de euros – um crescimento de 15,2%. As viaturas representaram a maior fatia deste valor, com 32.417 viaturas ligeiras financiadas no montante de 948 milhões de euros, e 5.395 viaturas pesadas, num total de 579 milhões de euros. No total, o financiamento de viaturas representa mais de 70% do leasing mobiliário, enquanto os equipamentos atingiram os 629 milhões de euros. O Leasing Imobiliário registou um crescimento impressionante de 32,8%, totalizando 911 milhões de euros. 

Na totalidade, o Leasing ultrapassa os 3 mil milhões de ativos financiados, sendo o produto que mais cresceu em 2024, 19,9%.

Já o Renting consolidou-se como uma solução preferencial para a gestão de frotas de empresas e particulares. Em 2024, foram colocadas em circulação 38.634 viaturas ligeiras novas nas estradas portuguesas, totalizando quase 1,2 mil milhões de euros em contratos novos – um crescimento de 7,2% e 13,6%, respetivamente, face ao ano anterior. Esta evolução superior no valor das viaturas deve-se, em parte, ao aumento do valor médio por viatura, impulsionado pela crescente adesão a veículos eletrificados e pela inflação do setor automóvel. O Renting de viaturas híbridas e elétricas continua a reforçar o seu papel na descarbonização da mobilidade.

A frota total gerida através de Renting alcançou os 2,82 mil milhões de euros em valor, um crescimento de 13,4% em relação a 2023, materializando-se em 136.965 viaturas ligeiras em circulação, das quais mais de 80% são da categoria de passageiros.

No âmbito da gestão da tesouraria das empresas, o Factoring manteve a sua trajetória ascendente, atingindo um total de 45,7 mil milhões de euros em créditos tomados, um novo recorde de produção para o setor, e um crescimento homólogo de 3,4%. O setor do Factoring cresceu em todas as suas modalidades: doméstico, internacional e confirming. 

O maior crescimento foi registado no Confirming, modalidade que gere os pagamentos das empresas junto dos seus fornecedores, com um aumento de 6,2%, traduzindo-se num acréscimo de 1.240 milhões de euros, ultrapassando pela primeira vez os 21 mil milhões de euros em créditos tomados. Já o Factoring Internacional foi responsável por tomar 5,8 mil milhões de euros, dos quais 5,3 mil milhões respeitantes a exportações nacionais, e tendo crescido 2,1% em 2024.

Ver Política